O que não fazer no trabalho
Postado em 20/02/2010 às 19:19 Twittar

Confira quais são as atitudes que devem ser evitadas por quem quer conviver bem com os colegas e fugir de cenas constrangedoras:

Correr para a mesa do seu superior cada vez que aparece um problema:
Pedir ajuda ao superior todas às vezes que algo dá errado é uma péssima idéia: o superior vai concluir que o funcionário não sabe lidar com as pressões do dia-a-dia. Tente resolver o entrave sozinho(a) . Se for necessário envolve-lo. Já chegue em sua mesa com soluções para a questão;

Deixar celular ligado o tempo todo.
Nada é irritante do que um celular que toca sem parar; especialmente durante uma reunião. Se  precisar usar o celular no trabalho, atenda imediatamente. De preferência, não leve o aparelho para as reuniões. Mas se levar e precisar atender, peça licença e saia da sala.

Oferecer ajuda bem na hora que está indo embora
Pelo menos 30 minutos antes de deixar o trabalho, pergunte ao seu chefe se há mais alguma coisa que possa fazer para ajuda-lo. Oferecer ajuda quando você já está indo para a porta, com a bolsa a tiracolo, é desagradável. Vai ficar evidente que você está perguntando apenas por desencargo de consciência.

Ficar falando para o superior como você trabalha duro
Não conte até que horas você ficou trabalhando ontem à noite, ou como você chegou cedo de manhã. Um bom líder sabe o que acontece no escritório e se o trabalho está sendo feito ou não.

Não fazer anotações durante reuniões
Nada é mais antiprofissional do que ficar sentado(a) passivamente durante uma reunião. Sempre carregue um bloco e uma caneta com você, e use os dois.

Mandar e-mails longos ou com anexos pesados
No trabalho e-mails exigem cuidados especiais. Sempre deixe bem claro qual é o assunto na linha “Subject”. Nunca mande e-mails longos e difíceis de ler; resuma o assunto em, o máximo, cinco linhas. Se precisar encaminhar um e-mail longo de outra pessoa, acrescente um resumo do assunto no início da mensagem. Se perceber que um e-mail curto é suficiente, então é o caso de usar o telefone.

Colocar sempre culpa nos outros
Quem coloca a culpa em outra pessoa pede automaticamente o controle da situação. Descubra o que está errado e pense o que pode fazer para resolver. Exemplos: se está sobrecarregado(a), converse com seu superior, se seus  subordinados não atendem às suas exigências, tenha uma boa conversa com eles.

Desaparecer do escritório por horas à fio
Ficar horas longe do trabalho sem dar satisfações a um superior é inaceitável. Diga sempre onde vai e quanto tempo vai demorar. Se possível, deixe um telefone onde pode ser encontrado(a) em caso de emergência, além do celular.

Usar o e-mail da empresa para mandar mensagens pessoais
Além de impróprio, o procedimento é perigoso: a empresa tem condições técnicas de acessar os seus e-mails – até mesmo os que foram deletados

Transformar sua mesa numa lixeira ou uma numa árvore de Natal
Uma mesa abarrotada de papéis dá a impressão de caos e desorganização geral. Também não vale encher o lugar de  enfeites chamativos, que não combinam com o ambiente de trabalho.

Levar trabalho para casa todos os dias
Em certas ocasiões é normal que isso aconteça. Mas não deixe que se  transforme num hábito. Se  analisar a situação com calma e usr bem o sem tempo, verá que é possível realizar as mesmas tarefas usando apenas o orário de trabalho, tudo deve ser planejado.

Criticar um subordinado diante de outras pessoas

Mesmo as pessoas mais energéticas precisam de uma pausa ao longo do dia para recuperar as forças e limpar a mente. Quem deixa o almoço de lado acaba rendendo menos e se cansando mais. Lembrete: almoço de trabalho não é descanso, é mais trabalho.

Quem não tira férias é antiprofissional, já que o período de descanso está previsto o próprio contrato de trabalho.
Falar muito alto ou rir de maneira exagerada

Quem usa um tom de voz muito acima do usual ou de maneira escandalosa passa a impressão de não levar o trabalho muito a sério. Tente ser mais discreto9a)
Abordar colegas ou superiores nos corredores ou no banheiro

“Eu sei que não é uma boa hora, mas...” Nunca use essa frase. Existe uma hora e um lugar certo para tratar de assuntos de trabalho. Quem força uma conversa fora de hora pode ganhar fama de inconveniente.
Guardar toda a papelada que chega às suas mãos

A maior parte da correspondência que chega ao escritório é inútil. Evite ficar guardando papéis, achando que pode precisar depois.
Promover cenas românticas no escritório

Mesmo que você namore alguém do trabalho, seja discreto(a) e não demonstre intimidade na frente dos colegas.
Confiar cegamente nos colegas de trabalho

Nem todos que trabalham com você estão ao seu lado. Aja com cautela e discrição até descobrir em quem pode confiar.
Bajular o chefe

Todos conhecem a figura: ele segue seu superior por toda parte, oferece café e tenta puxar conversa. Mas não sabe que o melhor jeito de impressionar o chefe é fazendo bem o seu trabalho.

Brilho Pessoal
Um bom colaborador é aquele que está sempre sugerindo idéias e soluções novas à sua empresa. É um refresco para seus superiores. Mas, antes de sugerir qualquer coisa, descubra se sua idéia já foi discutida antes. Caso seja realmente nova, assegure-se de que a empresa tem os recursos (materiais, humanos e financeiros) para coloca-la em prática

Fiz entrevista e não recebi retorno, posso entrar em contato com o entrevistador e perguntar o que deu errado?
Sim, você pode entrar em contato com o entrevistador. Qualquer profissional tem o direito de saber porque não foi escolhido. Mas pode ser que você telefone e  não consiga nada. Para tentar obter uma resposta, seja tranqüilo e sensato.
Tente descobrir primeiro através da agência  que lhe encaminhou, ou na própria entrevista, qual é a urgência da empresa na contratação.
Pode ser que o entrevistador diga que vai ligar num determinado dia. Caso ele não ligue, espere mais dois dias e entre em contato. Caso não seja dado o prazo, espere uma semana, no mínimo. Peça para falar com própria pessoa que fez a entrevista. Durante a ligação, converse com muita calma:
- “Participei de um processo seletivo ao cargo de XXXX e quero saber se você já tem alguma definição sobre a vaga”.
Se a pessoa disser que a vaga já foi preenchida, aí você pergunta com muito jeitinho: --  - “Você pode me dizer o motivo pelo qual eu não fui escolhido? ”.

A resposta pode vir ou não, é uma questão de sorte. A maioria dos entrevistadores não gosta de dar esse retorno, seja por falta de tempo, seja por constrangimento ou por medo de que a pessoa reaja de forma agressiva. Mas vale a pena tentar”.